A população idosa de Jaguariúna e região celebrou na manhã de sábado (30/09) a 2ª Exp60+ Jaguariúna - ação social que reúne profissionais da Saúde, Turismo e Cultura com atividades e serviços que possibilite a pessoa idosa, ser cada vez mais protagonista do seu cotidiano com independência e mais qualidade de vida.
Presença da secretária de Assistência Social Andrea Lizun, assistente social Sônia Haga, do presidente do Conselho do Idoso Marcio Valério, vereador Afonso Silva e representantes do Núcleo de Pedreira, José Roberto e Leninha, no espaço Boulevard Pedro Abrucez de Jaguariúna.
O evento reuniu professores e alunos do grupo UniEduk dos cursos de Biomedicina, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem e Educação Física que analisaram o grau de comprometimento dos idosos com a saúde e deram dicas de hábitos saudáveis. O artista plástico Ever Lourenço desenvolveu a pintura em tela com alguns participantes e como estímulo a prática dos jogos de Mesa e Tabuleiro foi disponibilizado 2 mesas para jogos, sob a orientação do professor Fernando como incentivo a uma das modalidades que mais soma títulos.
As fisioterapeutas, Paula Manetta e Nataly Rodrigues se incubiram de movimentar os idosos com exercícios para fortalecimento e equilibrio, para promover independência e qualidade de vida aos idosos. A professora Jaqueline Dell Vecchio e sua equipe proporcionaram uma dança que animou e movimentou a maioria dos participantes da 2ª Exp60+ Jaguariúna. O professor Bruno deu dicas de cuidados com o corpo e ofereceu massagem para eliminar tensão, enquanto as agentes de viagem apresentavam pacotes de viagem com destinos maravilhosos e irresistíveis a todos os gostos.
A cirurgiã dentista, Daniela Rizzati disponibizou um monitor com informações sobre lesões da cavidade bucal como alerta da importância da saúde bucal para uma vida mais saudável. E em se tratando do estado mental, a psicóloga Florinda Oliveira acolheu falas para um possível suporte emocional e de atendimento técnico domiciliar.
Entre as atrações, o público se emocionou com a Fanfarra da Melhor Idade de Pedreira, sob a regência da professora Bianca Carbonato composta de 34 integrantes, nos instrumentos e baliza, além da delicadeza da Coreografia da Melhor Idade orientada pela professora Helena Fernandes, do Núcleo da Melhor Idade de Pedreira.
A cidade anfitriã e amiga do idoso também fez bonito com a apresentação da Coreografia Viva Melhor - bicampeã do JOMI 2023, demonstrando disciplina e talento para bem representar Jaguariúna. O Grupo de Música e Violão Acolher, do Cras Nassif preparou um repertório especial com canções que levaram algumas pessoas a dançar e sendo motivo de muitos aplausos. A presença inédita do Coral da Escola das Artes reacendeu a participação intergeracional e brilho na arte do canto, produzindo muitos elogios. Além da dança improvisada pela equipe Physio 60 que animou os participantes da 2ª Exp60+ Jaguariúna. A distribuição de kits e sorteios.
Enfim, uma manhã de muita informação, troca de experiência e diversão para mostrar o quanto é possível envelhecer bem, de forma digna e sadia.
Parabéns ao Dia 1 de outubro, Internacional da Pessoa Idosa, 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa, conforme Lei destinada a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Os 11 anos do Canal Terceira Idade - plataforma digital que divulga ações que esimule a socialização, garanta os direitos da pessoa idosa e permita o envelhecimento saudável.
Agradecimentos:
Conselho Municipal do Idoso pela confiança na Exp60+ Jaguariúna
Prefeitura de Jaguariuna através das secretarias de Assistência Social, Juventude, Esportes e Lazer, Turismo e Cultura, Comunicação, Saúde e Segurança Pública.
Grupo UniEduk - gestores, professores e alunos.
Profissionais de Educação Física, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Artes Plástica e Turismo.
Atrações musicais e de dança do Núcleo da Melhor Idade de Pedreira, programa Viva Melhor, Serviço de Fortalecimento de Vínculos do Cras Nassif e da Escola das Artes de Jaguariúna.
Equipe de apoio: Sandra, Nice, Niceia, Angelica, Tereza, Neuza, Solange, Leila e João.