Canal 3ª Idade
Idosos de Jaguariúna puderam participar de 1 a 5 de outubro, de uma série de atividades desenvolvidas pelas secretarias de Assistência Social, Esportes e Saúde do município, buscando valorizar e conscientizar o cidadão idoso dos direitos e desafios enfrentados no dia a dia, numa extensa programação distribuída em vários pontos da cidade.
No Dia Internacional o Idoso (01/10) o prefeito Gustavo Reis oficializou a adesão a ‘Cidade para todas as Idades’ com assinatura da Carta-Compromisso do projeto, no Teatro Dona Zenaide, o que coloca Jaguariúna entre os cinco primeiros municípios brasileiros a integrar a Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas do Idoso – da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu em 1º de outubro de 1999 como o Dia Mundial do Idoso, por reconhecer que o processo de envelhecimento é uma realidade global. E por meio da Lei 11.433/2006, se passou a comemorar o Dia Nacional do no Brasil.

Promoção ao Idoso
Os caminhos para que Jaguariúna avance ainda mais na proteção e promoção da qualidade de vida dos idosos partiu de uma pesquisa feita com 500 idosos, conforme mencionou o prefeito Gustavo Reis “Temos um ótimo trabalho em andamento feito pela Secretaria de Assistência Social, estamos integrados à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e quero destacar que o que foi elencado nessa pesquisa passa a ser um compromisso desta administração”, afirma.
A diretora-técnica do Centro Internacional de Longevidade (ILC) Brasil, Ina Voelcker, destacou a importância de se ampliar as ações que garantem o bem-estar e a qualidade de vida aos idosos. “Fizemos parceria com a Unicamp, elaboramos a pesquisa que apontou as necessidades atuais dos idosos e junto com o Conselho Municipal do Idoso e a Secretaria de Assistência Social traçamos um Plano de Ação que trará ainda mais benefícios aos idosos” e parabeniza a cidade por garantir o protagonismo dos idosos no processo.
Os cerca de 300 participantes puderam conhecer o conteúdo da Carta-Compromisso, assistir um vídeo com as atividades oferecidas aos idosos da cidade e a coreografia apresentada pelos alunos do Programa Viva Melhor, da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (SeJel) de Jaguariúna.
No período da tarde, as enfermeiras Maria Augusta e Luciana ofereceram aos idosos um bate-papo nomeado #quebrandotabu: Sexo na Terceira Idade e prevenção DSTS, no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Raízes da Vida. A ideia segundo as profissionais da Saúde foi tratar de um dilema visto ainda hoje, a falta de informação para praticar o sexo seguro, seja pelo medo ou vergonha de procurar os serviços especializados ou mesmo, pela pessoa achar não ser necessário buscar ajuda, produzindo um número expressivo de pessoas idosas infectadas com a doença.

Programação da Semana Idoso
Na terça-feira (02/10), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cruzeiro do Sul ofereceu uma dinâmica intergeracional: idosos do Centro Dia Osmar Carneiro, CCI Raízes da Vida e inscritos nos programas esportivos com alunos da Escola Municipal ‘Prefeito Joaquim Pires Sobrinho’, no salão multimodal do Parque Serra Dourada. O encontro gerou troca de experiências e inspiração para os trabalhos desenvolvidos em equipe, apresentando os desejos e expectativas de vida de cada um.
O Centro Dia do Idoso (CCI) Osmar Carneiro promoveu na manhã de quarta-feira (03/10), a oficina sobre ‘Violência Financeira’ desenvolvida pelo advogado e membro do Conselho Municipal do Idoso (CMI) de Jaguariúna, Dr. Paulo Ricardo da Silva e que teve por objetivo alertar os idosos quanto ao controle e ciência das finanças que pretenda formalizar, de forma justa e confortável para o seu bolso.
E pela tarde, o público idoso se divertiu com a peça ‘Piano e Causos’ conduzida pelo jornalista Celso Lauro e pianista convidado, interagindo com o público durante as saudosas canções desenvolvidas pela dupla, no salão multimodal do Parque Serra Dourada.
A equipe da Unidade Básica da Saúde (UBS) 12 de Setembro reservou a manhã de quarta-feira (04/10) para desenvolver uma dinâmica ‘A Importância da Atividade Física para o Idoso e Envelhecer Bem’ com jogos de adivinhação, sorteio e dança para o grupo de idosos do Centro Dia Osmar Carneiro.
Um baile em homenagem aos idosos animou o período da tarde, oferecendo antigas e saudosas canções aos participantes que puderam interagir com a dupla seresteira e formar novos laços de amizade.
E para completar a semana dedicada aos idosos, na sexta-feira (05/10) o Centro Dia ‘Osmar Carneiro’ abriu as suas portas para a reflexão ‘Os filhos estão preparados para cuidarem dos pais na velhice?’ conduzida pela psicóloga Sônia Maião que alternou sua fala com trechos de um documentário que explica o tema proposto. E depois, a psicóloga trouxe um representante da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) de Campinas para apresentar o aplicativo Thymesis, criado a quase um mês para dar apoio aos cuidadores e parentes de pacientes com Alzheimer ou qualquer outro tipo de demência.
Foto divulgação
Compartilhe:
Galeria de Imagens: