Canal 3ª Idade
No dia 1 de outubro de 2022 - Dia Internacional da Pessoa Idosa e 10 anos do Canal Terceira Idade: plataforma digital que contempla ações em prol das pessoas acima dos 60 anos, a jornalista responsável Edna de Souza Faria lançou a Geração 60+, revista impressa que visa divulgar o envelhecimento saudável. 

A primeira edição reúne histórias de amor ao próximo e cuidados com a saúde. O respeito e a valorização humana extraída de relatos dos 60+ de Jaguariúna que buscam se reinventar para obter mais qualidade de vida, além do espaço para dicas de tecnologia e palavras cruzadas, de estímulo ao cérebro.

Gratidão as empresas parceiras: Empório Nutri Mais, Foto Tropical, Gráfica Nova Geração, G2 Viagens e Turismo, Nova Gás, Óticas Ipanema, Personalizados Nova Era, Prometais, Stúdio ERJ e Vital Suplementos pelo apoio neste projeto dedicado ao público 60+

Edna de Souza Faria
MTB 56.426 SP


SEGUE ABAIXO MATÉRIA NA INTEGRA - BOA LEITURA !



QUEM É MARILENE FERRARI ?
 
Uma pessoa simples que pratica o bem e gosta de partilhar as alegrias da vida com outras pessoas. Gaúcha de Porto Alegre, aprendeu com os pais Pimenta Ferrari os ensinamentos do amor ao próximo e, ao lado dos irmãos soube acolher e lutar em defesa das pessoas.
 
Com a tão desejada tarefa de ser mãe de José Lucas Alves Filho, Paulo, Braulia, Marilene Filha (Meri) e Carmen, não media esforços para se envolver com a educação e as conquistas populares que, aos poucos, lhe renderam duas creches equipadas, a instalação de um semáforo, moradias populares e um centro de juventude – localizados na periferia de São Paulo.
 
Foram anos de luta recompensados com a transformação de muitas vidas. A mudança para o interior anunciava que já era hora de descansar. Porém, não é da natureza de Marilene aceitar o descanso e passa a promover entretenimento para idosos e a praticar atividades culturais e esportivas.
 
Na pandemia, se ocupou com a pintura de quadros e outros produtos que expõe na Feira de Artesanato de Jaguariúna. “Quem tem um propósito na vida consegue fazer o certo. Não tem depressão e nem tristeza. Não falta nada porque ali a gente está envolvido, realizando coisas boas”.
 
Uma experiência interessante “De querer muito ter cinco filhos foi uma experiência maravilhosa na minha vida”
 
Uma mania “De manhã faço meu cafezinho fraquinho pra despertar. Na frigideira um ovinho batido com sementinhas, coloco requeijão light e pedaços de queijo branco. Quebro bolachinhas água e sal encima desse preparado e vou comendo e tomando meu cafezinho”
 
Marilene, 80, sempre batalhou pra que as coisas dessem certo e com um final feliz como planejado. Ela tinha uma vida agitada de idas e vindas. Filha de uma família caridosa, herdou da mãe Onea, o Pimenta e do pai Rubem o Ferrari, formando os Pimenta Ferrari de um casal de cinco filhos. O pai era gremista e também toda a família. Exceto no Estado de São Paulo onde Marilene torce para o Santos, São Paulo ou o time que mais se simpatizar.
 
A jovem conheceu o falecido marido José Lucas com 15 anos, namorou e se casou com o desejo de ser mãe. Concluiu os estudos anos depois e aos 60 anos iniciou na pedagogia e mesmo sem concluir, sempre teve todo o trabalho envolvido com a educação e as conquistas populares garantidas com muita luta.
 
José Lucas era sindicalista e lutava pelos direitos, pela liberdade e democracia, já tendo sido preso por isso. Uma grande repressão durante a ditadura de 64 fez o casal e os quatro filhos abandonarem o Rio Grande do Sul e depois se mudar para São Paulo, onde tudo era mais difícil. Com o AI-5 de 68 e aumento da repressão, seu cunhado e irmãos foram perseguidos, esse era o momento de Marilene e sua família sair do país por conta própria. Dois anos no Uruguai e depois três anos Chile, país natal da filha caçula e onde o governo popular de Allende criava oportunidades para os trabalhadores, porém deposto do poder por meio de um golpe militar, levando a família a se mudar para a Argentina.
 
Com a Lei da Anistia e volta dos exilados, Marilene retornou com a família ao país, morou três anos em Santos, depois em São Paulo onde o marido retoma com a luta e participação em greves de grandes fabricas. Marilene segue para a região carente do Grajau onde trabalha pelas melhorias da população e um movimento em defesa das creches, conseguindo montar uma na Rua 16 da comunidade.
 
A necessidade de montar uma creche era tão grande que todas as mães aderiram a ideia para montarmos uma creche com capacidade para 35 crianças, mantida com doações e rifas que fazia para arrecadar produtos e abastecer o espaço. Tempos depois, conseguiu ajuda financeira da prefeitura para pagar a equipe maravilhosa que fazia todo o trabalho acontecer com o empenho de todos.
 
Marilene reuniu algumas mães para invadir um prédio da prefeitura, parado há oito anos e ameaçado de destruição se tornar uma outra creche, pois os seus funcionários já haviam sido aprovados no concurso e aptos para trabalhar nas duas creches, meses depois equipadas e entregues pela prefeitura. Ela se preocupava com as mães que iam trabalhar e deixavam as crianças sozinhas, e sem comida. “Empresas como a de relógios onde trabalhavam muitas mulheres, se a mãe colocasse o filho na creche perdia o emprego. Esse é o significado da luta pelos direitos iguais e justos para todos” comenta.

Um grande marco – Foi no período da Páscoa, quando estavam entregando ovinhos na Rua 16 da comunidade. Uma mãe de gêmeos e outro menino pequeno foi atravessar a avenida movimentada com pedido ao Detran de semáforo e lombada para diminuir a velocidade trafegada, e acabou perdendo um dos filhos ‘Geraldinho’ atropelado no local e vindo a falecer. Numa grande mobilização com a população local e picaretas para quebrar o asfalto, Marilene e alguma mães ficaram sentadas nas valetas para interromper o trânsito e fazer os órgãos públicos funcionassem após três dias, com a presença da imprensa e da polícia para a colocação de tartarugas e semáforo, uma conquista para o bairro.
 
A porto-alegrense participou ainda, de um movimento de moradias, entregando 93 casas construídas com a ajuda dos moradores e uma creche administrada por ela. Um Centro da Juventude onde a criança frequentava a escola e o Centro no período restante com a prática de atividades. “Construí uma brinquedoteca cheia de livros infantis, jogos e computadores, uma grande realização e assim conclui mais um ciclo da vida” diz Marilene.
 
A educadora se aposentou e foi morar com a filha, primeiro em Mogi Mirim e depois em Jaguariúna. A veia voluntária e a vontade de servir ao próximo a fez se envolver com um centro de convivência e participar de dança, desfiles e jogos, e compartilhando com os idosos. “Tudo o que fiz a vida toda, sempre tive uma vida espiritual presente voltada para o pensamento do bem, de Deus e acho que por isso consegui fazer tanta coisa” diz.
 
Marilene sempre teve vontade de pintar quadros, começou em 2018 e se envolveu mais com a pintura de quadros a óleo na pandemia, aprendendo técnicas de pintura e a fazer plaquinhas com frases, mandalas e quadros coloridos que hoje ofereço em um estande da Feira de Artesanato que conquistei em 2021. Ela participa também da coreografia apresentada nos jogos regionais, de competições de xadrez e damas, do coral, enfim todos os dias tem algo para fazer. “Não consigo ficar quieta. A vida continua e estamos aqui para o que der e vier, para continuar inventando, fazer coisas né, porque é muito gostoso, a gente se sente valorizada, participante, se doa, tem muita coisa para fazer todos juntos, pensando e trabalhando em grupo e com o mesmo objetivo. Essa é a grande razão da vida e Deus nos criou para estar juntos, nos amar, ajudar e batalhar pelas coisas e é tudo isso que foi e está sendo a minha vida”.
 
Ser idoso é um desafio! A gente chega numa certa idade e vai sentindo diferenças no corpo, fisicamente. Não é a fase mais difícil, desde que a gente aproveite os potenciais que tem. Esse é um período que você já não trabalha mais com compromisso. Você tá livre pra pensar, descobrir, pra encontrar com você. Agora temos um compromisso com a gente mesmo, é uma nova fase da vida e ela pode trazer coisas boas ou complicadas, mas a gente tem que vencer e pronto. É um grande desafio que faz parte da vida, da continuação dos nossos desafios. Lutar para vencer sempre sem desanimar. Continue batalhando, vivendo, produzindo e criando, isso faz parte da natureza do ser humano”.
 

 
ENVELHECER COM SAÚDE

A prática de exercícios que integram todos os aspectos do ser humano – do físico ao espiritual e que não se trata de atividade física ou religiosa, mas de um meio para o autoconhecimento, este é o YOGA.
 
A profissional de Educação Física e instrutora de Yoga, Beatriz Lopes explica um pouco mais sobre o ramo de conhecimento que nos faz compreender quem somos e do que precisamos para ter uma vida com mais harmonia.
 
Segundo a instrutora Beatriz, o Yoga produz benefícios “No físico, melhora o tônus muscular e a mobilidade das articulações. No emocional, traz mais autocontrole diante das situações do dia a dia, vitalidade e disposição para realizar tarefas, além de conectar sensações de paz e tranquilidade.”
 
Ela comenta que pessoas mais ansiosas e estressadas são as que mais buscam o Yoga para aprender a lidar com este estado emocional e outras que para encontrar um momento de paz no dia a dia. Além daqueles que querem movimentar o corpo, aprender posturas e meditar.  
 
Entre os exercícios indicados para tratamento Beatriz Lopes pontua “Exercício de postura (corpo) respiração, concentração e atenção, além dos meditativos e de relaxamento. Os exercícios com o corpo físico ajudam na melhora do tônus muscular e a evitar osteoporose” Ela ressalta que os exercícios contribuem na melhora de certos estados de demência e previne o avanço ou surgimento. “Foi comprovado que atividades que envolvem corpo e mente mantêm a massa branca e cinzenta do cérebro. Já atendi idosos que precisavam melhorar a massa muscular (no estado inicial da osteoporose) e que tiveram excelentes resultados”
Raimunda Silva, 70, é aluna do Espaço Beatriz Lopes Yoga há 8 anos. Ela comenta como o Yoga contribuiu para a sua saúde “Eu tinha problema de coluna, melhorei muito e era ansiosa pra fazer as coisas. Tinha que ser tudo naquele instante e agora não, estou mais tranquila” e recomenda a outras pessoas.
 
O Yoga mais indicado depende do estado que a pessoa se encontra “Idosos mais ativos podem se beneficiar ao praticar mais posturas e também os outros exercícios. Já os idosos com mobilidade reduzida podem se beneficiar com os exercícios de respiração, atenção, meditação e relaxamento.”
 
Beatriz explica que o Yoga trabalha o tônus muscular que contribui muito para prevenir quedas, mas não é a melhor forma de desenvolver a massa muscular “O mais indicado seria associar com um exercício físico como musculação ou ginástica de peso. Já nos casos de ansiedade, estresse e falta de concentração, o Yoga é um dos melhores meios para ajudar.”
 
Beatriz Lopes é profissional de Educação Física há 19 anos e instrutora de Yoga há 8 anos, no Espaço Yoga Beatriz Lopes, com opção de aulas presenciais e online. (19) 98208-7202
Instagram @beatrizlopes_yoga
Facebook @yogabeatrizlopes
Youtube Beatriz Lopes Yoga
 
 
 
CASAL INSPIRAÇÃO 
 
Maria Laudiceia e Paulo Galvão formam um casal de bem com a vida. Presentes em alguns encontros esportivos e de lazer, eles têm uma agenda cheia e sabem se divertir, e reservam um espaço para as consultas médicas e os cuidados com a saúde para ter uma vida tranquila e feliz.
 
A busca por hábitos saudáveis - de alimentação equilibrada e exercícios físicos, aliado a fé e sabedoria têm sido a melhor forma do casal viver com mais qualidade de vida. “Eu tenho doenças pré-existentes e quando se muda os hábitos o organismo funciona melhor. O colesterol ruim abaixa, a disposição, o bom humor, a respiração, tudo melhora” comenta a praticante de dança, caminhada, pintura e grupo de música.
“O meu marido precisa controlar a pressão, sendo necessário fazer exercícios e é atento a gordura e o sal nos alimentos” ele joga vôlei e dominó, gosta de música e de estar com os amigos.  
 
A melhor qualidade do casal “O respeito e a confiança de compartilhar uma vida juntos, dar felicidade um ao outro, porque quem ama cuida” pois com o passar do tempo, o sentimento de amor e afeto só tende a crescer “Sentimos que é preciso um cuidar do outro e que de mãos dadas a caminhada da vida fica mais leve e prazerosa com paz e harmonia”.
 
É difícil ser idoso “Não é difícil. Quando se passa dos 60 é preciso se reinventar, pois o tempo é precioso para ficar no sofá só reclamando. Desafio vai sempre existir e a todo momento. Cabe a pessoa se adaptar as mudanças e procurar uma atividade que lhe dê prazer. Cuidar do corpo e da mente, porque o nosso corpo é uma máquina e precisa funcionar bem”.
 
 
 
TRAJETÓRIA DO CANAL

O Canal Terceira Idade surgiu em 1º outubro de 2012, intencionalmente na data em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa e celebra a Lei do Estatuto da Pessoa Idosa com o intuito de divulgar as ações e os programas desenvolvidos para os idosos de Jaguariúna, se expandindo para a Região Metropolitana de Campinas (RMC) e do Circuito das Águas Paulista.
 
A jornalista Edna de Souza Faria, responsável pelo conteúdo da plataforma e redes sociais reforçou o interesse pelos idosos no período em que fotografava eventos culturais e esportivos em Jaguariúna e percebeu a tímida divulgação pela mídia local e consequentemente, baixa participação desse público.
 
O título de Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na PUC Campinas (2008) concedido após a produção de uma revista impressa direcionada ao público idoso trouxe confiança para lançar um produto de comunicação que pudesse oferecer conteúdo de qualidade através de uma plataforma e redes sociais acessíveis a todas as localidades e públicos.
 
Canal Terceira Idade esteve presente em alguns dos principais eventos culturais e esportivos oferecidos ao público idoso e pôde captar momentos de satisfação e alegria dos participantes, tornando o momento ainda mais especial e valoroso.
 
Vale ressaltar que o Canal oportunizou encontros com especialistas e autoridades de várias instituições envolvidas com o processo de envelhecimento e a velhice, servindo inclusive de base para informação e pesquisa no desenvolvimento de projetos e a conexão de grupos de idosos de Jaguariúna, região e estados do país.
 
De 2012 para cá, sempre existiu a preocupação de ajustar e reformular as mídias do Canal Terceira Idade para proporcionar aos seguidores um ambiente virtual agradável e eficiente na divulgação de cada conteúdo.
 
Pelo site www.canalterceiraidade.com.br conteúdo informativo de qualidade oportuniza momentos facebook.com/canalterceiraidade experiências youtube.com/canalterceiraidade vivências instagram/canal3idade compartilhadas conosco de forma positiva.
 
A proposta do Canal Terceira Idade é criar meios de valorizar a pessoa idosa que já realizou etapas escolhidas da vida e hoje, tem liberdade para escolher se acomodar ou optar pelo convívio social e a pratica de múltiplas atividades que favoreçam a sua vida com mais qualidade.
 
E para celebrar o período de encontros, amizades e comprometimento com o seu público o Canal Terceira Idade lança neste 1º de outubro, a revista impressa “Geração 60+” repleta de inspirações, amizades, cuidados, tecnologia e estimulo com o apoio das empresas Empório Nutri Mais, Foto Tropical, G2 Viagens e Turismo, Gráfica Nova Geração, Nova Gás, Óticas Ipanema, Personalizados Nova Era, Prometais, Stúdio ERJ e Vital Suplementos no projeto de valorização dos 60+.
 
Gratidão público 60+, patrocinadores, especialistas e interessados!
 
Edna de Souza Faria
 
 
 
ETERNOS NAMORADOS
 
Pense em um casal que exala amor e respeito um ao outro – Neusa e Nivaldo Oliveira, apaixonados e eternos namorados. 
 
“Nivaldo, eu sempre te amei e vou te amar até o fim – você é o meu porto seguro, meu amor eterno”
 
“Neusa, sinto muita confiança em você desde que te conheci e te amo muito – quero o melhor para você minha mulher amada”
 
Eles se conheceram ainda jovens, em uma lanchonete de Carapicuíba (SP) onde Neusa trabalhava e o rapaz encantado se apaixonou pela moça de 18 anos. Daquele dia em diante, a união só fortalecia com o namoro, casamento e os filhos Claudia, Elisabeth, Patrícia, Carlos e Ana Paula. Dezesseis netos e onze bisnetos, ao longo dos 52 anos de muito amor.  
 
Neusa Arantes diz gostar da forma como Nivaldo a trata: com carinho e respeito, e da bondade que tem com as pessoas, algo que admira muito no parceiro. Eles participam de encontros esportivos, culturais e de lazer, junto a outros grupos de amigos, sendo vistos como o ‘casal 20’ - dedicado e que expressa amor.  
 
Sobre a fórmula de amor Neusa declara “A convivência, o modo de um tratar o outro, o respeito e a consideração, um com o outro é muito importante. Sempre amei e amarei para sempre”.
 
Não se trata de um casal blindado com bons momentos, os difíceis também acontecem e são sanados pela confiança e sabedoria do casal - modelo de amor e respeito para as futuras gerações.
 
 

SOU VAIDOSA SIM !
 
Jandira Marin, 78, se considera arrumadinha Cabelos brancos e rugas fazem parte da nossa vida e todos chegam nesse pé fase da vida.
 
Mas Jandira sempre se mostrou vaidosa. No período em que frequentava bailes e passeios - antes da pandemia, ao passar um batom, ter unhas e cabelos bem feitos ou na escolha de um vestido que sempre a deixava mais elegante. A gente tem que se dar valor, cuidar bem da saúde e alimentação pois segundo ela, ser idoso não é difícil, desde que se tenha saúde.
 
Já Eliani Neves diz ser mais vaidosa com a saúde do que com a aparência. Apesar de não sair de casa sem passar batom e o protetor solar pra se sentir protegida e de bem consigo mesma. Sem a obrigação de estar bonita para outras pessoas, mas natural e se amando primeiro, o que acredita elevar a autoestima e atrair coisas boas.
 
A prática de atividade física “É saudável e produz resultados positivos, para o corpo, a alma e o espírito. Atividade em grupo, você faz novas amizades e fica menos doente e depressiva. Eu acho que é um aprendizado e a gente partilha coisas boas.”
 
O que mais gosta em você “O meu sorriso. Acho que é o que mais cativa nos outros, tem gente que elogia o meu sorriso e diz que estou sempre sorrindo.”
 
Desafios da idade “Tenho 66 anos bem vividos graças à Deus. Penso em realizar algumas coisas e as que consigo agradeço à Deus porque são as mais importantes. Participo do Grupo Vida Ascendente da 3ª Idade onde a gente aprende artesanato e gosto de bater papo. No Esporte, integro o grupo Viva Melhor de Coreografia e frequento aulas de alongamento e caminhada. Gosto muito de dançar e mais ainda quando nos convidam para os bailes da cidade ou região.”
  
 
 
PEGADA TECNOLÓGICA
 
Pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e SPC Brasil sobre o “Uso da Tecnologia pelos Idosos” aponta para uma elevação no acesso à internet, de 68% (2018) para 97% (2021). Entre as motivações: 64% buscar notícias, 61% interagir e 54% pesquisar produtos e serviços.
 
Use a tecnologia a seu favor e de forma segura. Navegue por plataformas confiáveis e proteja seus dados pessoas. Na dúvida, procure uma pessoa de confiança e comente o que está sendo oferecido a você. Os golpes pela internet são frequentes e trazem prejuízos. O golpe de 2022 é o PIX, então fique atento.

Celular ou Smartphone
Conheça as funcionalidades do seu aparelho para aproveitar o máximo dos recursos disponíveis.
Verifique o sinal do Wi-Fi (conectado) estilo e tamanho da fonte, entre outras funções.
Cada aparelho possui uma configuração padrão, o que não impede ser ajustado as suas necessidades.
É possível localizar seu dispositivo, bloquear, atualizar os aplicativos e ter inúmeras possibilidades de acesso.
Os aplicativos estão disponíveis no Google Play Store ou App Store.
 

EM ANEXO FOTOS - VÍDEOS E REVISTA EM PDF
Compartilhe:
Download Relacionado: GERAÇÃO 60+