Canal 3ª Idade
A 1ª Exp60+ Jaguariúna celebrou na última sexta-feira (30/09) o Dia Internacional da Pessoa Idosa (1º de outubro) e os 10 anos do Canal Terceira Idade com ações e serviços voltados à pessoa idosa, no espaço Boulevard do Centro Cultural de Jaguariúna.
 
O grupo musical Acolher da Secretaria de Assistência abriu o evento com canções selecionadas pelo professor Júlio Moraes, alegrando os cerca de 200 participantes, entre autoridades municipais e idosos de Jaguariúna e região. Na sequência, os convidados puderam assistir a coreografia campeã dos Jogos da Melhor Idade (JOMI) estadual 2022 - Viva Melhor da Secretaria de Esportes.  
 
A idealizadora da 1ª Exp60+ Jaguariúna, Edna Faria proferiu algumas palavras alusivas ao Dia dos Idosos, mencionou a alteração do termo idoso para pessoas idosas no Estatuto da Pessoa Idosa e explicou a proposta da 1ª Exp60+ Jaguariúna no formato exposição de serviços direcionados aos idosos.  
 
A vice-prefeita Rita Bergamasco - de olhar sensível as questões da pessoa idosa, o presidente da Câmara Municipal Afonso Silva e o presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI) Márcio Donizetti Valério reforçaram a importância de políticas públicas para a melhora de vida dos idosos e elogiaram a organização do evento.
 
O personal especialista no envelhecimento saudável, Bruno Zanardelli, deu início a série de dinâmicas conduzindo os participantes no alongamento e depois sorteio para a prática de atividade física. A psicóloga especialista no envelhecimento, Sonia Maião trouxe a intergeracionalidade com três alunos do 5º ano da Escola Municipal Angelo Bizzo e três idosos para demonstrar as brincadeiras de cada geração, numa troca que fortalece o vínculo, a aproximação e comunicação, promovendo um efeito positivo para a saúde e bem estar do idoso. Depois tomou o depoimento de uma idosa que declarou melhoras da saúde mental com a busca da terapia e que incentiva outras pessoas a buscarem um profissional, em caso de ansiedade ou depressão.
 
A fisioterapeuta Jessica Xavier Cruz falou da fisioterapia respiratória com o AMBU (método padrão para fornecer ventilação de resgate a pacientes com apneia ou insuficiência ventilatória grave) e depois premiou algumas pessoas com o Quick Massage. Já a empreendedora da Beleza, Claudia Adão explicou como ocorre a transição para os cabelos grisalhos e depois convidou os idosos a testarem o ultrassom para ver a raiz do cabelo e detectar a necessidade de cuidados.
 
As agentes de viagens Ana e Solange Gaona ofereceram opções de passeio e entretenimento adaptado ao público idoso que já representa uma parcela expressiva de clientes da G2 Viagens e Turismo. A agente Ana distribuiu descontos e convidou as representantes do Thermas Hot World que também distribuíram descontos no passaporte do parque aquático.

Alunos e professores da UniEduk também participaram da 1ª Exp60+ Jaguariúna pelos cursos de Enfermagem - da professora Adriana, na aferição da pressão e orientações sobre a saúde do idoso e da Fisioterapia - da professora Patricia que fez a organizadora Edna Faria experimentar a fragilidade de locomoção do idoso usando peso nas pernas que dificultava a caminhada, demonstrando o quanto o idoso é frágil e precisa ser respeitado na sua limitação. Dicas de uma alimentação saudável ficaram por conta da nutricionista com especialização em Geriatria Anelise Dal Bó que sugeriu alimentos saudáveis e hidratação com o consumo de água.
 
Os sorteios foram retomados com massagem, avaliação e hidratação. Camisetas, potes de alimentos, chaveiros, bolsas, chuveiro, cesta com livro e flores. Além da entrega de kits lanche e da revista impressa Geração 60+ com histórias captadas de idosos de Jaguariúna. Representantes da CPFL distribuíram kits lâmpadas para os convidados e da OAB cartilhas do Estatuto da Pessoa Idosa.
 
O evento contou ainda, com a presença do vereador Wanderley Teodoro Filho e Davi Neto. De representantes da Vida Ascendente, do Raízes da Vida e da Casa de Repouso Terça da Serra. A Diretora do Serviço de Proteção Básica Maria Luiza Peres, CRAS Florianópolis Madalena Amaral, CRAS Nassif Sonia Haga e Douglas, e coordenadora do CREAS Rita Zapella. Além do coordenador do Viva Melhor João Lucio Alves e do vice-presidente do CMI João Paulo da Silva.
 
A 1ª Exp60+ Jaguariúna é uma parceria entre o Conselho Municipal do Idoso de Jaguariúna e o Canal da Terceira Idade – plataforma digital que divulga ações e serviços ligados à pessoa idosa do município e região.
 

Estatuto da Pessoa Idosa
O Estatuto do Idoso completa 19 anos neste 1º de outubro e foi rebatizado Estatuto da Pessoa Idosa, conforme Lei Nº 14.423 do Senador Paim que garante a inclusão, a pedido do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, da Secretaria de Direitos Humanos.
A princípio, somente o nome da lei seria alterado, mas o relator Romário atualizou o termo ‘Idoso’ para ‘Todas as Pessoas Idosas’ homem e mulher, colocando a legislação em consonância com as normas internacionais.
Projeto aprovado pela comissão de Direitos Humanos do Senado e Câmara dos Deputados em junho de 2022.
O Estatuto da Pessoa Idosa assegura, entre outros direitos, à gratuidade de medicamentos, especialmente, de uso continuo. Ao transporte coletivo urbano e semiurbano. Proteção à violência física, econômica, psicológica e demais tipos de violência, além da prioridade no concurso público.

 
Dia Internacional da Pessoa Idosa
Instituído pela Organização das Nações Unidas em 1991, a data busca sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de cuidar da população idosa.

 
DENÚNCIAS
Disk 100
Whatsapp (61) 99656-5008
App Direitos Humanos
Compartilhe:
Galeria de Imagens: