Canal 3ª Idade

A criatividade e o bom relacionamento sempre estiveram presentes na vida da artesã Marilene Ferrari, 79, para tornar a vida das pessoas mais equilibrada e feliz.

Como pedagoga Marilene valorizava a educação e buscava meios para formar creches que pudessem atender, principalmente, as crianças da periferia de São Paulo. Além de tantas outra ações em benefício do próximo.

Aposentada e morando em Jaguariúna, passou a praticar atividades esportivas e a estar mais presente em grupos de idosos, como o Centro de Convivência Raízes da Vida, onde estimulava o estudo e o coral, a dança e as peças teatrais, os desfiles e muitos outros trabalhos que pudessem animar e movimentar os idosos.

De natureza incansável, Marilene hoje se descobre artesã e identifica na pintura uma oportunidade de transformar a sua ideia em negócio, passando a expor trabalhos em madeira na Feira de Arte e Artesanato (FEART) de Jaguariúna. “Consegui um lugar ao sol. É maravilhoso participar dessa feira com pessoas bondosas, amigas, um grupo que considero família Feart”.

O gosto e a vontade de pintar um quadro levou a artesã a procurar conhecimento. “Aprendi a pintar com tinta à óleo, fazer quadros e depois uma outra professora me ensinou os detalhes”, o que possibilitou criar uma variedade de quadros.

Mais ainda faltava algo e um gosto maior pela arte fez Marilene buscar uma forma de transmitir mensagens de inventivo e ternura para as pessoas. “Comecei a investir em plaquinhas de mdf, montar quadrinhos, palavrinhas, florzinhas, mandalas e outras peças que gostava”.

Ela intercala a produção dos produtos que expõe com os eventos esportivos e culturais durante toda a semana e diz se senti útil e recompensada. “Estar na companhia de outras pessoas, da mesma idade e com experiência de vida é sempre bom e todos gostam disso. Eu converso com as pessoas na feira e coloco um pouco disso, da gente se reinventar, se recriar, há sempre tempo pra isso. Estamos vivos e bem, a gente tem que aproveitar e repassar o nosso carinho, amor pelas coisas, nossa criatividade e criações”.

Para a filha Braulia, a gratidão de ver a mãe se reinventando e feliz com o que faz vem em forma de sorriso “Ao contar o seu dia e tudo que esse dia proporcionou para o bem físico e mental que sente” e quanto ao exemplo que essa mãe passa a ela e aos outros quatro irmãos, destaca “o amor em viver com qualidade que tem para fazer cada dia especial para ela e para todos que a cercam”.

A expectativa de Marilene com o domingo das mães aumenta a cada minuto “Eu me sinto feliz, principalmente quando tenho a companhia de meus filhos, vou ter pro Dia das Mães. Com a pandemia ficamos todo esse tempo sem nos ver e agora a gente vai se reencontrar, imagina a alegria que vai ser esse reencontro com todos os filhos, é maravilhoso” e celebra de outras mães terem com a graça de Deus a oportunidade de ser feliz e poder estar junto aos filhos para comemorar mais um Dia das Mães.

A filha Braulia deseja que a mãe “continue ao nosso lado sempre vivendo profundamente cada dia e que preencha as nossas vidas com seu jeito especial e seu sorriso contagiante”, conclui.

Essa é Marilene Ferrari - uma pessoa voltada para as artes e as pessoas, transmitindo boas vibrações e alegria. “É tão bom a gente saber que tem amigos. Quando a gente chega e as pessoas vem nos recebe, é muito gostoso, é maravilho”.
Compartilhe:
Galeria de Imagens: