Canal 3ª Idade
A XV Conferência Estadual do Idoso que ocorreu de 11 a 13 de novembro, na cidade de Águas de Lindoia contou com a participação das jaguariunenses, Marilene Ferrari e Maria Aparecida Miguel, junto aos demais delegados das 7 Macro Regiões do Estado de SP, na discussão e votação das 3800 propostas apresentadas no evento e que serão apresentadas para implementação futura na 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.
A discussão dos ‘Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas’ é uma iniciativa da presidente do Conselho Estadual do Idoso de São Paulo, Vera Luzia do Nascimento Fritz que enfatizou a importância dos conselhos e mais agilidade dos governos quanto a implementação e liberação de políticas de atenção ao idoso.

Primeiro dia da Conferência Estadual
As delegações contaram, no primeiro dia de evento (11/11), com a palestra magna do Dr. Alexandre Kalache – trazendo experiências nacionais e internacionais vivenciadas por ele, ao longo dos estudos referentes à longevidade. E lamenta a lentidão do país, quanto a execução de ações e atenção à população idosa, citando ter participado de uma Conferência, há 10 anos, e notar que, de lá para cá, pouco se fez em prol do idoso. Mas pedi que as sociedades civis, organizadas e os conselhos sejam mais ativos na cobrança de ações relevantes ao público idoso.
O evento prosseguiu com a leitura do Regimento Interno e apresentação dos sub eixos temáticos da Conferência: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer que serão debatidos pelos diversos grupos de trabalho e ao final da votação (via Ipod) podem se transformar em políticas públicas ou ações em beneficio da população idosa do Estado de São Paulo.

Segundo dia da conferência Estadual
No segundo dia (12/11) os grupos seguiram com a discussão das propostas e depois conferiram duas importantes palestras: a primeira sobre a Violência Contra o Idoso, da pesquisadora Marilia Berzins, oferecendo dados e experiências dessa triste realidade no país e chamando a atenção de todos para esse problema que acontece em todos os lugares onde o idoso se encontra e que deve ser denunciado, caso constate o sofrimento dessa violência. A segunda palestra, ministrada pelo professor da UFSCAR, Wilson Pedro apontou o papel dos conselhos e orientou os delegados participantes da 5ª Conferência Nacional do Idoso, programado para acontecer em Brasília, que levem propostas concretas e realistas, e mostrem a importância dos conselhos municipais na interface da população e os governos.

Terceiro Dia da Conferência Estadual
O terceiro e último dia de evento (13/11) foi reservado para a escolha da delegação que vai representar o Estado de São Paulo na Conferência Nacional e aprovação das propostas que serão implementadas em 2020.
Para a Delegada da Macro I de Jaguariúna, Marilene Ferrari L. Alves, a Conferência foi um sucesso. “Muito trabalho e aprendizado de união, ganhos e perdas, embora o ganho sempre é maior pela força e lutas que valem a pena, pelas conquistas e avanços nas políticas públicas” e agradece pela oportunidade de participar do evento.
Maria Aparecida Miguel considerou um privilégio e grande experiência “Poder debater, conferir e propor avanços para a Consolidação das Políticas Públicas e da conquista do envelhecer com dignidade nesta XV Conferência Estadual” e destaca que “com a mesma atuação firme e engajada que representaremos Jaguariúna na Conferência Nacional”, com a Delegação da Macro I – Campinas, composta por 26 cidades, sendo 7 delegados da Sociedade Civil e 5 delegados do Poder Público.
A 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa de Brasília prossegue com data a ser definida e divulgada posteriormente pelos respectivos conselhos do Idoso.
Foto divulgação
Compartilhe:
Galeria de Imagens: