Sobre nós

Canal Terceira Idade

O Canal Terceira Idade surgiu em 1º outubro de 2012, intencionalmente na data em que se comemora o Dia Internacional do Idoso e celebra a Lei Nº 10.741/2003 do Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

E pelo interesse da jornalista Edna de Souza Faria em divulgar as atividades desenvolvidas com os idosos, a princípio realizadas na cidade de Jaguariúna e depois, em municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e do Circuito das Águas Paulista. “Notei que nesse momento, profissionais e população, puderam entender a realidade dos idosos, de serem aptos a fazer muito mais do que apenas repousar, participar de bingos ou tricotar”, comenta Edna. Sendo possível acompanhar a intenção do poder público, através das secretarias de Assistência Social e de Esportes, de valorizar e promover atividades físicas e recreativas (bailes temáticos e encontros) que pudessem proporcionar a convivência entre grupos de vários municípios e obter uma participação mais expressiva nas atividades, a partir das habilidades e necessidades físicas de cada idoso, com o intuito de produzir bem-estar e qualidade de vida.

Essa sensibilidade e empatia da jornalista pelo público idoso foram reforçadas nesse período, enquanto exercia a função de fotógrafa e cinegrafista nos eventos. Ela pôde acompanhar as diversas participações esportivas e de entretenimento que ocorriam sem muita divulgação das mídias locais e consequentemente, uma baixa participação dos idosos.

O título de Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC), de 2008, foi concedido após a produção de uma revista impressa direcionada ao público idoso da RMC, reforçando assim, a confiança para lançar um produto de comunicação que pudesse oferecer informação e entretenimento, a partir da formação e experiência profissional, com publicações no site oficial do Canal Terceira Idade e nas redes sociais (Youtube, Facebook e Instagran), acessíveis a todas as localidades e públicos.

O Canal Terceira Idade oportunizou encontros com especialistas e autoridades de várias instituições envolvidas com o processo de envelhecimento e a velhice, servindo inclusive de base para informação e pesquisa no desenvolvimento de projetos públicos e conexão com grupos de idosos do município de Jaguariúna e da Região.

De 2012 para cá, nos preocupamos em ajustar e reformular as mídias do Canal Terceira Idade com o intuito de proporcionar esse, num ambiente virtual agradável e eficiente na divulgação de cada conteúdo.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) faz um alerta para o aumento significativo da população idosa em 2050 e consequentemente, uma diminuição da população mais jovem. Nesse cenário, é preciso dedicar atenção especial à formulação atual e futura das políticas públicas, de forma a garantir um envelhecimento saudável e com mais qualidade de vida.

Salienta-se assim, a importância do Canal Terceira Idade como veículo de informação e serviço utilidade pública nas questões que envolvam o público idoso.

Contamos com a sua participação para sugerir temas que possam vir a enriquecer o nosso Canal e o seu conhecimento, fazer denúncias, esclarecer dúvidas e outros pontos que sejam necessários, gerando assim, uma discussão saudável de ideias que aprimore o universo da velhice e o envelhecimento, um estado de respeito e compreensão em todas as faixas etárias.



Seja bem vindo!


Missão
  • Divulgar

  • Conscientizar

  • Valorizar

  • Colaborar

  • Denunciar